4 de julho de 2010

0 Wurm Online


Grupo Wurm Online Brasil no Facebook --> https://www.facebook.com/groups/wurmonlinebrasil/

Na minha procura por MMOs independentes, um dos que encontrei foi este,
Wurm Online
Não é nenhum colírio, graficamente é "pobre" comparado com os jogos atualmente lançados, mas para quem não liga para gráficos super hyper realistas (crysis) e gosta de RPG, terá um ótimo jogo que roda bem em qualquer maquina [definindo os settings para cada configuração é claro]
O jogo é de 2006 e dia 12/12/12 chegou na versão 1.0
(até então estava em beta, ainda continua, mas em uma versão mais completa)

O que mais existe hoje em dia são MMOs, mata mata generalizado, grind e muito level up.
Wurm oferece uma proposta livre onde podemos tudo, fazemos tudo e “vivemos” realmente no mundo do jogo.

[Este jogo foi um dos primeiros projeto do Notch (criados do Minecraft), o que vemos no minecraft foi inspirado pelo Wurm, que funciona basicamente da mesma forma no sentido de construção, modificação de terreno e etc, só que não é voxel como o Minecraft]

No jogo não criamos uma personagem e saímos pelo mundo matando tudo o que aparece pela frente para tentar chegar no level mais alto o mais rápido possível. Temos que aprender a viver, aprender a fazer as coisas e a montar a nossa vida pouco a pouco.
O jogo é todo BASEADO EM SKILLS e estas skills evoluem de acordo com a ação.
Por exemplo: Se temos um machado na mão e cortamos uma arvore, a skill de woodcutting e axe ira subir gradativamente.

A interface do jogo é simples, sem muito trabalho gráfico, mas "complexa" e quando iniciamos ficamos totalmente perdidos.
O que nos salva desta confusão é que o jogo tem um tutorial logo de inicio e uma comunidade que ajuda explicando quase tudo. Sempre tem "CA" online (são voluntários que ficam ajudando o povo e tira todo tipo de duvida possível).

O jogador esta livre para apossar um terreno que esteja vazio, mesmo que este terreno seja uma inclinação, isto não será um problema. Coloque uma pá na mão e comece a tirar a terra e a nivelar o seu terreno, depois construa uma cerca em volta do terreno nivelado usando mateira que você pegou derrubando arvores, depois disso inicie a construção da sua casa.
As casas podem ser planejada da maneira que você quiser, fazendo parede a parede, adicionando portas e janelas onde você achar melhor e escolhendo o tipo de telhado.

Uma coisa que achei bem interessante é a possibilidade de modificar o terreno.
(da mesma forma que o minecraft, mas de um modo mais realista, sem ser tão rápido e fácil)
Podemos cavar buracos, criar montes, fazer estradas, criar cavernas, minas e etc.
Todas as modificações no terreno serão fixas até que sejam alteradas por você, por outra pessoa ou pela ação do tempo.

Se você está interessado em pegar alguns minerais, comece a cavar para criar uma mina, é um processo bem demorado se você fizer sozinho, mas pode ser feito com a ajuda de outras pessoas.

Não é só de terra que vive o jogo.
Também existem lagos e oceanos…
Podemos construir barcos e navegar pelo oceano, pescar e quem sabe encontrar uma ilhazinha com um bom espaço para construir uma fazenda, plantar algumas verduras, ciar alguns animais e construir uma nova casa.

TUDO no jogo é feito pelos jogadores e toda a economia é controlada pelos mesmos.
Os NPCs não vendem nada além do que o jogador vende para o NPC.
Um NPC comerciante terá apenas X de dinheiro no bolso, este dinheiro pode aumentar ou diminuir de acordo com as negociações feitas entre os jogadores com ele.
Os jogadores também podem contratar empregados para vender as coisas que produzem. (Armas, armaduras, verduras, carnes, comida, ferramentas, roupas, moveis para casa, material de construção e tudo o que puder ser feito e adquirido no jogo)

Wurm não possui mapa, isto quer dizer que a única forma de saber a sua posição é ficar atento aos pontos de referencia ao redor de você.
Você pode se guiar pelas construções, pelo terreno (tentando gravar a posição de uma arvore, montanha, lago, pedra...), ou por algumas placas que alguém ou você podem colocar no caminho.
Existe a bussola que pode ser criada com alguns materiais, para um viajante, ela é de extrema utilidade. [todo jogador ganha uma bussola]

A noite no jogo é completamente escura e com a quantidade enorme de arvores é fácil se perder.
Ai temos que decidir se seguimos nosso caminho podendo ficar totalmente perdido ou ser atacado por algum animal ou criatura. Se não se sente confiante em seguir andando no escuro, você pode fazer uma tocha ou montar acampamento colocando uma fogueira no seu local atual para continuar a viagem ao amanhecer.
(o ciclo de dia e noite não é tão rápido como no minecraft, muita coisa pode acontecer de dia e de noite. Acredito que seja um ciclo de 25, 30min )

Você sentirá fome e sede, sendo assim é importantíssimo evoluir a skill de forage para poder colher verduras, raízes, frutas e também é bom aprender a pescar e a caçar para conseguir tirar um bom pedaço de carne de um animal.

Para matar a sede podemos beber água de rios, poços ou alguma fonte de água doce.
È bom andar sempre com um cantil ou uma vasilha para poder guardar água ou outro tipo de liquido, também precisamos carregar material para poder cozinhar como vasilhas de barro e até colheres.
Mas, caso esteja no meio do nada e não tenha nenhum utensilio, basta procurar algum spot de barro e criar alguns utensílios básicos para poder se alimentar.

O craft no jogo é algo extremamente elaborado e tudo o que criamos tem o atributo QL (qualidade).
Isto é medido pelo nosso nível de skill, pela qualidade da ferramenta utilizada, pela qualidade da matéria prima que pegamos e também pelo fator sorte.
Fatalidades podem acontecer no craft.....
No minecraft temos a craft table onde criamos tudo.
No Wurm, se queremos criar uma espada, vamos precisar de uma forja (construída com pedras), refinar o minério a ser trabalhado. Só podemos trabalhar com minerais duros na temperatura certa (bem quente).
Usamos a bigorna para moldar a nossa espada, é preciso um balde de agua perto para dar um choque térmico no metal dependendo da situação...

Bem, o jogo tem inúmeras possibilidades e são tantas que fica difícil descrever todas.
É basicamente um Minecraft + The Sims + Second Life em um mundo de RPG.

O Jogo é FREE

Jogando free você terá muitos meses, quem sabe anos de jogo gratuito até decidir passar para o modo pago e assim aprende bastante sobre o jogo.
A limitação do modo free é o nível 20 de skill, mas leva tempo a chegar no 20 e são tantas skills que vc acaba jogando gratuito por muito tempo.

É um jogo barato, custa por volta de 5 euros por 1 mês e você ganha + 5 Silvers na conta.
Existe também a possibilidade de pagar a mensalidade com dinheiro do jogo, caso você se empenhe para ganhar bastante dinheiro vendendo o que produzir.
Com 10 Silvers você paga 1 mês de jogo.

Apos completar o tutorial que ensina o básico, escolha um dos portais para definir qual servidor pretende jogar. EPIC ( PVP Servers *conta premium necessária* ) FREEDOM (PVE Servers [os mais cheios] conta free pode jogar neste)
Existem servidores PVP e PVE (os mais populosos)


Mais alguns detalhes…

-- Não é um jogo recomendado para aqueles que buscam pura ação, modelo padrão de MMO (wow, everquest, lineage, warhammer, rift…) ou gráficos e animações de ultima geração.

-- Apenas 1 personagem por conta! (mas você pode criar várias contas)

-- Requer paciência e tem uma curva de aprendizagem grande.

-- A interação com outros jogadores é importantíssima e fundamental para a sobrevivência por isso para aqueles que preferem o jogo solo, o desenvolvimento será muito, muito mais lento (É muito mais rápido construir uma casa em grupo do que sozinho).

-- O jogador só tem a visão em primeira pessoa.

--Clique direito é seu amigo. Use clique direito em tudo para ver as opções do menu.
-- Nos servidores PVP ninguém entra em pvp apenas por ser possível, ele acontece por algum motivo, guerra entre facções (facções são criadas pelos próprios jogadores), briga por terras, e inúmeros outros motivos. Não é apenas mata mata sem sentido.

-- Para quem gosta de roleplay, este é um ótimo jogo.
( Por ser uma simulação de vida tão detalhada, DMs e outras coisas geralmente usadas em RPGs de mesa ou virtuais são obsoletas. As aventuras acontecem de forma natural)

-- O jogo não tem quests prontas, as missões são as suas ações, seus objetivos. Conseguir comida é uma missão, construir algo é uma missão, caçar, fazer comida e negociar com jogadores. Sobreviver e prosperar é a maior missão de todas.

-- De inicio tente criar o seu carrinho de mão para poder carregar materiais, sem ele você sofrerá com o peso da madeira, metal e outros materiais.

-- Invista em uma forma de se alimentar, já que durante um período de tempo você irá receber comida gratuita. Tente encontrar logo um meio de obter uma vara de pesca.

-- A experiência de jogo gratuita é bem longa, terá muito, muito, muito tempo para jogar sem precisar pagar absolutamente nada.

-- O jogo é todo em JAVA e tem 494MB (é necessário ter o java instalado para jogar).

-- O Jogo roda em Windows, Linux e MAC.
Link para o site oficial onde podem criar conta e jogarhttp://www.wurmonline.com/

JAVA
http://java.com/pt_BR/

Para usuários do Windows 64bit
Você pode definir que o sistema use o java 64bit em vez do 32bit para executar o Wurm.
depois de baixar o wurmclient.jnlp do site, você clica com o direito no wurmclient.jnlp e escolhe "Abrir com" e procura pelo programa.
Ai você vai em Windows > SysWOW64 e dentro dessa pasta escolhe o programa javaws.exe

Aqui o link para o grupo do Wurm Online Brasil no Xfire

http://www.xfire.com/communities/wurmonlinebrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...